utilizacao filtro solar
Saúde e Bem estar

Quando devo usar filtro solar

Sempre. A resposta para a pergunta é: use sempre filtro solar. Todos os dias. Faça chuva ou faça sol.

Quando vamos à praia ou à piscina, é muito comum sermos alertados por profissionais, familiares e amigos sobre a importância da utilização do protetor solar e não raro, somos nós as pessoas que dão esses conselhos. Porém, uma informação muito importante sobre o filtro solar e que não é tão difundida como deveria é que ele deve ser aplicado em nossa pele todos os dias e que este hábito deve ser, idealmente, iniciado a partir dos 6 meses de idade.

uso filtro solar

Devo mesmo usar filtro solar?

O câncer de pele é o mais frequente entre todos os casos de câncer registrados no Brasil, sendo responsável por cerca de 32% dos tumores diagnosticados em todas as regiões do país e a exposição aos raios ultravioleta, especialmente em horários de alta radiação, é apontada como a principal causa do surgimento da doença.* Saiba um pouco mais sobre os três principais raios solares e entenda sobre como eles agem em nossa pele:

usar filtro solar

Raios UVA

  • Responsável pelo bronzeado, manchas e rugas;

  • Médio grau de intensidade;

  • Não é bloqueado completamente pelo protetor solar.

Raios UVB

  • Deixa a pele vermelha e queimada;

  • Ajuda na produção de vitamina D;

  • Aumenta o risco de câncer;

  • Abundante entre 10h e 16h;

  • Alto grau de intensidade.

Raios Infravermelhos

  • Provoca sensação de calor;

  • Causador do envelhecimento;

  • Baixo grau de intensidade.

A exposição solar inadequada também é uma das principais causadoras do envelhecimento da pele, causando sinais como rugas, manchas e flacidez. Para que os cuidados com a sua pele produzam bons resultados, é fundamental e que você combine diferentes tipos de tratamentos e produtos, sempre levando em consideração a sua saúde.

Agora que você já sabe que o uso do filtro solar diariamente é um dos métodos de prevenção mais eficientes no cuidado com a pele, é importante destacar que isso também vale para quando não vamos nos expor diretamente ao sol, pois mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados estamos sujeitos à exposição a raios ultravioletas. Luzes artificiais também emitem radiação, assim como a tela de celulares e computadores e mesmo que a intensidade seja muito menor, os danos são cumulativos.**

Como escolher um filtro solar

Especialistas recomendam que antes de escolher seu protetor solar, o ideal é que você consulte seu dermatologista para que juntos escolham um produto que seja compatível com seu tipo de pele, estilo de vida, etc. É importante que o filtro solar seja de textura agradável, fácil de espalhar e que seja bem absorvido pela pele, pois o objetivo é que ele seja usado todos os dias, não importando a temperatura ou umidade do dia.

Devemos frisar que a exposição saudável ao sol é um fator importante para a produção da Vitamina D, cuja principal função é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, mas também tem papel importante no nosso sistema imunológico e gastrointestinal. Porém, a utilização do filtro solar não afeta a capacidade de síntese da Vitamina D***, ou seja, pode usar o protetor solar sem medo.

Nunca é tarde para começar a cuidar da sua pele, especialmente quando aliamos o combate ao câncer e o combate ao envelhecimento precoce em um único tratamento preventivo. Procure seu médico e escolha o protetor solar adequado para seu tipo de pele e garanta sua saúde e sua beleza por muito mais tempo e sem grandes sacrifícios.

Use filtro solar. Todos os dias.

*(Fonte: Fundação do Câncer)

**(Fonte: Beleza Extraordinária)

***(Fonte: Estadão)

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *