Emagrecimento,  Saúde e Bem estar

Fibras alimentares – Aliadas no emagrecimento? Descubra aqui!

Crescemos ouvindo que devemos consumir mais fibras alimentares para regular o funcionamento do intestino. Apesar disso, muitas de nós, infelizmente, ainda convive com a tão indesejada prisão de ventre. Os números são realmente altos: duas em cada três mulheres sofrem com o problema.

Estou entre essas mulheres que precisam lidar com a constipação e sei bem como ela pode nos fazer passar por situações bastante desagradáveis, concorda comigo? A coisa fica ainda pior quando saímos do nosso lar ou rotina. Podemos estar na casa do namorado ou viajando que o problema nos persegue.

Fibras alimentares
Descubra tudo sobre as fibras alimentares e seus benefícios!

De fato, o consumo de alimentos ricos em fibras é um grande aliado nessa hora, mas não é só isso!

As fibras também previnem alguns tipos de doenças e nos ajudam a emagrecer. Se você não sabia de tudo isso, o post de hoje é perfeito para você, pois é dedicado a contar todos os segredos sobre as fibras, em quais alimentos as encontramos em maior concentração e como elas nos ajudam a emagrecer! Vem comigo amiga! 

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM AS FIBRAS ALIMENTARES?

As fibras alimentares são carboidratos presentes nos vegetais e que não são digeridas pelo organismo, por isso chegam ao nosso intestino praticamente intactas. Também não possuem nutrientes ou valor energético (calorias).

Basicamente, há dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis.

FIBRAS SOLÚVEIS

As que são solúveis têm a capacidade de se misturar com a água e, a partir disso, formar um gel em nosso estômago. Esse gel aumenta a sensação de saciedade, contribuindo com o processo de emagrecimento. Além disso, esse gel também é responsável por atrair e eliminar do organismo as moléculas de açúcar e gordura.

A ingestão de fibras solúveis ajuda a diminuir o tempo de passagem dos alimentos pelo intestino e a aumentar a proliferação das bactérias responsáveis pelo processo de fermentação.

E não para por aí!  Se você está precisando controlar o nível de glicemia no sangue as fibras solúveis podem ser suas aliadas, pois o gel formado por elas faz com que a glicose entre na corrente sanguínea de forma mais lenta.

Depois dessa lista de benefícios você deve estar ansiosa para saber em quais alimentos encontrar as fibras solúveis, né? Veja abaixo os seus próximos aliados no processo de emagrecimento: 

  • Frutas: maçã, limão, banana, laranja, morango;
  • Cereais: aveia, gérmen de trigo, chia, linhaça, farelo de arroz, milho;
  • Legumes: vagem, couve-de-bruxelas, abóbora, batata-doce, cenoura;
  • Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha.

Você também encontra esse tipo de fibra em outros alimentos, mas os que estão nessa lista contém uma concentração maior.

FIBRAS INSOLÚVEIS

Já as fibras insolúveis, como o nome já diz, não se dissolvem em água e permanecem praticamente intactas durante todo o processo de digestão. Por conta dessa característica, elas são responsáveis por fazer a “faxina” no nosso intestino.

Esse tipo de fibra combate a prisão de ventre ao melhorar o trânsito intestinal e facilitar a evacuação. Por esse motivo, também previne o câncer de cólon já que faz com que as substâncias tóxicas passem rapidamente pelo intestino.

Veja algumas opções para incluir na dieta:

  • Farelo de trigo;
  • Semente de linhaça;
  • Feijão;
  • Uva passa;
  • Grão de bico;
  • Oleaginosas (castanhas, nozes…).

Essa foi somente uma pincelada sobre os alimentos que mais contém fibras. Se você quer saber para que cada um deles serve e como utilizá-los para emagrecer, acesse nosso artigo sobre alimentos ricos em fibras alimentares. 

MAS AFINAL, DEVO CONSUMIR MAIS FIBRAS ALIMENTARES?

Fibras alimentares exemplos
Consuma fibras alimentares!

A resposta é sim! O consumo de fibras é essencial para manter o nosso organismo funcionando da melhor forma possível.

Além de todos os benefícios para a saúde que já vimos, como a prevenção de doenças, as fibras alimentares podem se tornar uma das suas principais aliadas no emagrecimento!

Quando evacuamos mais, com a ajuda da ingestão de mais fibras, deixamos de acumular alguns quilinhos ao longo da semana, mas a principal ação das fibras está na redução do inchaço corporal.

Para que também tenha efeito emagrecedor, é indicado que mulheres consumam entre 25g e 30g de fibras por dia. Você pode pegar as duas listas de alimentos nesse post e combiná-los para ter um cardápio mais variado e rico!

BÔNUS! VOU REVELAR UM SEGREDO PARA VOCÊ 

Lembra que no começo desse post falei sobre como é difícil conviver com a prisão de ventre? Se você está passando por essa situação, assim como eu passei durante muitos anos, quero compartilhar o que me ajudou a eliminar esse problema da minha vida de uma vez por todas!

Sou adepta do uso do Kifina que é um potente emagrecedor/suplemento vitamínico e energético 100% natural. Ou seja, é tudo de bom! 

Em sua composição encontramos o psyllium, uma fibra solúvel natural e que é bastante consumida por quem quer emagrecer. Se você está em busca de uma forma natural para emagrecer e que ainda faça bem para a sua saúde, você vai adorar o Kifina!

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Conclusão – Fibras alimentares realmente ajudam no emagrecimento!

E é isso amiga, o post de hoje sobre fibras alimentares chegou ao fim!

Como vimos, as fibras alimentares não possuem nutrientes e nem valor energético, mas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Elas carregam, através do nosso intestino, resíduos alimentares e excesso de gordura para que sejam eliminados. Nada mal uma ajudinha para se livrar da gordura, não é mesmo?

Lembre-se que, para se beneficiar completamente das fibras, é muito importante que a ingestão seja acompanhada pelo consumo de bastante água. Dessa forma, as fibras conseguem fazer o seu trabalho de limpar o organismo.

Amiga, espero que você tenha aproveitado bastante as dicas de hoje! Depois conta pra mim, aqui nos comentários, se as fibras já fazem parte do seu dia a dia? Caso não façam, me fala o que você vai fazer para incluí-las na sua alimentação?

Conta comigo para o que precisar viu?
Até a próxima! 

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