Emagrecimento,  Saúde e Bem estar

Alimentos ricos em fibras – Vale a pena consumi-los?

Saiba tudo sobre os alimentos ricos em fibras, quais são eles e se realmente vale a pena consumi-los.

Olá amiga leitora! Como vai? 

No post de hoje quero te falar um pouquinho mais sobre os alimentos ricos em fibras. Irei compartilhar com você uma lista de alimentos que contém maior concentração de fibras e dar dicas de como usá-los a seu favor!

Alimentos ricos em fibras
Aprenda como o alimentos ricos em fibras podem ser benéficos para a sua dieta!

Se você ainda está em dúvida sobre quais são os benefícios das fibras para o nosso organismo, sugiro que leia o meu artigo sobre fibras alimentares. Pra facilitar, vou te passar um resuminho rápido do que já rolou aqui pelo blog sobre as fibras alimentares. 

O QUE SÃO FIBRAS ALIMENTARES?

Conforme falei neste outro conteúdo, vale muito a pena incluir mais fibras na nossa alimentação, pois além de nos ajudarem a prevenir diversas doenças, esses carboidratos não digeríveis influenciam positivamente no processo de emagrecimento.

Existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis.

As fibras solúveis se misturam com água e formam um gel em nosso estômago que proporciona maior sensação de saciedade, contribuindo com o processo de emagrecimento.

Já as fibras insolúveis não se dissolvem em água e permanecem intactas durante todo o processo de digestão. Por isso, elas são responsáveis por carregar as toxinas através do nosso intestino e eliminá-las.

Abaixo você confere duas listas de alimentos que contém tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis. Para cada um desses alimentos vou dar dicas de como usá-los e garantir todos os seus benefícios.

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS SOLÚVEIS

  • Maçã: Possui poucas calorias, por isso é uma ótima pedida naqueles momentos em que bate uma vontade de comer besteira. A casca da maçã é rica em pectina, responsável por formar o gel que nos mantém saciadas e absorve a gordura ruim.

Para um efeito ainda mais poderoso na perda de peso, você pode consumir uma maçã antes de cada refeição principal.

  • Banana: Nesse momento você pode estar pensando o que a banana, uma fruta tão doce, está fazendo nessa lista. Pois bem, apesar de muitas pessoas pensarem que a banana engorda por conter muito açúcar, saiba que essa fruta tem poucas calorias e gordura.

Eu comecei a incluir na minha dieta uma vitamina de banana, feita com leite desnatado, o que me ajudou muito a diminuir a compulsão por doces. Como a banana já é docinha, tomo essa vitamina ao invés de atacar um pacote de bolachas recheadas, por exemplo.

Você pode usar a sua imaginação para fazer esse shake. Eu adiciono no liquidificador um copo de leite desnatado, uma banana em rodelas e um pouco de canela. Bato tudo, coloco em uma garrafa e deixo alguns minutos no congelador para ficar cremoso. É uma delícia!

  • Aveia: É um dos alimentos ricos em fibras mais conhecido.

Controla o colesterol, a pressão arterial, regula o funcionamento do intestino e ajuda a emagrecer. Tem algum motivo para não consumir aveia?

Pode ser consumida de diversas formas: em vitaminas, sopas, mingau ou com iogurte. Se for consumida crua é melhor, já que dessa forma conserva melhor os nutrientes.

Sabe a receitinha de vitamina de banana que falamos acima? Você pode adicionar aveia e ter dois alimentos ricos em fibras solúveis de uma vez só! Sem falar que fica muito gostoso.

Só tome cuidado para não exagerar na ingestão de aveia, pois ela pode deixar a sua barriga inchada e causar diarréia.

  • Chia: Essa semente virou uma febre no mundo fitness recentemente e não é por menos! A chia tem a capacidade de absorver água e se transformar em gel em nosso estômago, aumentando a sensação de saciedade.

A chia também é uma ótima fonte de cálcio e, por esse motivo, pode substituir o leite nos casos de intolerância à lactose. Auxilia na desintoxicação do fígado e deixa nossa pele e cabelos mais bonitos.

O gel formado pela chia é capaz de substituir os ovos nas suas receitas. Essa é uma ótima forma de consumi-la caso você não goste muito daquele aspecto gosmento. Uma colher de sopa de farinha de chia misturada em água equivale a um ovo em qualquer preparação.

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS INSOLÚVEIS

  • Farelo de Trigo: Derivado da moagem das cascas do trigo, o farelo contém, além das fibras insolúveis, vitaminas do complexo B, magnésio e zinco que são essenciais para o nosso organismo.

O farelo de trigo possui uma função bastante interessante que é controlar a ansiedade.

Quem nunca ficou com os nervos à flor da pele durante a dieta? Isso acontece quando passamos por dietas muito restritivas, em que nos privamos de alguns alimentos, mas o farelo de trigo pode ajudar a acalmar os ânimos.

Inclua o alimento no seu suco, iogurte ou leite batido. Você também pode consumi-lo em pães integrais, o que é bastante prático.

  • Grão de bico: Esse é um alimento um pouquinho mais calórico, mas que nos ajuda a emagrecer se soubermos consumi-lo.

Para um efeito positivo sobre a balança, você deve consumir o grão de bico em pequenas porções, mas com maior frequência. Ele faz com que o seu apetite diminua e, assim, você precisará comer menos para se sentir satisfeita.

Adicione o grão à sua salada e coma antes da refeição principal. Você vai sentir uma grande diferença na sua fome após alguns minutos e com certeza comerá bem menos. 

  • Oleaginosas: Você provavelmente já sabia que castanhas, nozes, amêndoas e outras sementes fazem muito bem para a nossa saúde, mas talvez esteja surpresa por saber que elas podem nos ajudar a emagrecer.

Esses alimentos possuem alto teor de gordura e, por isso, nem sempre são bem vistos. No entanto, essas gorduras são do tipo bom para o nosso organismo. Elas são antioxidantes e previnem diversas doenças como mal de alzheimer e diabetes.

A quantidade ideal de consumo, para se beneficiar de tudo isso, é de 30 gramas por dia, aproximadamente um punhado. De acordo com alguns estudos, ingerindo essa porção você terá uma chance 20% menor de ser acometida por qualquer doença.

Mas não vá achando que quanto mais você comer menor será a sua chance de ficar doente. Pelo contrário, tudo em excesso faz mal e com as oleaginosas não é diferente.

Dê preferência para consumi-las cruas e sem adição de sal ou açúcar.

O post de hoje sobre alimentos ricos em fibras chegou ao fim!

Como vimos, esses alimentos são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, pois eliminam diversas toxinas e o excesso de gordura que se acumulam no corpo.

Consumindo esses alimentos da forma correta você terá todos os benefícios que eles podem nos proporcionar e também uma ajudinha extra para perder peso!

Gostou de saber mais sobre cada um desses alimentos e como eles podem ser usados para nos ajudar a manter o peso e a saúde?

Conta pra gente aqui nos comentários se esses alimentos já fazem parte da sua dieta e quais têm sido os resultados.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e possam usá-las no dia a dia.

Até o próximo post!

 

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